PERIGO NA MULTIDÃO



    PERIGO NA MULTIDÃO



   Não seguirás a multidão para fazeres o mal, nem numa demanda falarás, tomando parte com a maioria para torcer o direito" (Êxodo 23:2).

" Não seguirás a multidão para fazeres o mal, nem numa demanda falarás". Ou seja não se deve procurar fazer, tentar, ou desejar algo de mal contra o próximo, tomando parte; posição com a maioria para fazê-lo.



  É dito por aí que voz do povo é a voz de Deus, por esse motivo a maioria sempre tem razão. Geralmente por este motivo  temos a tendência de tomar decisões influenciadas pela maioria e seguir o que ela está fazendo.
     Na palavra de Deus encontramos relatos onde a maioria  se posicionou ao lado do erro, momentos em que as orientações divinas foram deixadas de lado, momentos em que uns, pela influência de outros se corromperam, desviando-se do caminho indicado, por achar que suas escolhas trariam resultados melhores e mais rápidos do que as instruções dadas por Deus; e o resultado de decisões insensatas destruiu o brilho e a glória de gerações, grandes coisas aconteceram, e o sol por vezes, nasceu escuro para muitos.

1.RELATOS BÍBLICOS

 A- Após Noé pregar 120 anos advertindo a todos sobre como escapar da destruição que viria sobre a Terra, apenas oito pessoas entrou na arca e foram salvas do dilúvio, a maioria rejeitou as orientações dadas e pereceram nas águas (Gênesis 7:1).

  B-   A construção da torre de Babel também é um acontecimento onde vemos a maioria fazendo algo errado, contrário ao propósito de Deus. Uniram-se na edificação de uma cidade, e uma grande torre cuja altura deveria chegar aos céus. Assim ficariam juntos e não seriam espalhados pela terra. Era propósito deles que seus nomes fossem exaltados, não queriam que alguém controlasse suas vidas e seus  propósitos, queriam ser livres para fazerem o que bem quisessem(Gênesis 11:4).

   C- O povo de Israel, depois de Deus haver operado tantas maravilhas diante deles, fizeram um bezerro de ouro para adorarem, a maioria abandonou a vontade de Deus(Êxodo 32:4).

 D- Quando Moisés enviou doze homens para espiar a terra, dez deles  voltou com um relatório negativo. Apenas dois com um relatório positivo. O povo esqueçeu-se novamente do seu poderoso Deus que lhes tinha feito tantas maravilhas(Números 13).

  2.IDENTIFICANDO O ERRO DA MULTIDÃO.

Só pela palavra de Deus podemos sabe-lo.

   E dito que tudo o que queremos que os homens nos façam, devemos fazê-lo também a eles. E que pelos seus frutos nós podemos conhece-los se guardam a Lei e o Testemunho! - (Mt 7:12) (Isaías 8:20).
 
   Se as decisões tomadas por um grupo de pessoas são prejudiciais a outras, e se os fatos fossem invertidos como elas se sentiriam com o dano causado a elas? gostariam disso? concerteza não. Então antes de se tomar decisões em relação a outras pessoas deve-se imaginar que estado de coisas resultariam disso.
 
     Então, ao analisar os fatos pela palavra de Deus, veremos que não vale a pena seguir a maioria em suas crenças e práticas contrárias à mesma e que resultados nada bons vão resultar disso.
 
3.NOS DIAS DE JESUS.

   Nos dias de Jesus havia numerosas multidões que o seguiam, o chamavam de mestre, senhor, mas o coração de muitas na verdade estavam longe de Jesus. Muitos estavam ali por curiosidade, outros estavam a procura de benefício próprio, estavam atrás de coisas passageiras. Na hora de fazer as obras do mestre, o negavam com as suas ações. Honravam -lhe com os lábios, mas não o seguiam de coração.

4.A HISTÓRIA SE REPETE.

 Infelizmente em nossos dias a história se repete. A maioria continua rejeitando o caminho certo ignorando as orientações da palavra de Deus. Em consequência disso, o homem cai mas e mas em degradante condição espiritual. O temor a Deus é perdido, a palavra não é mas importante, o homem cai mas e mas em sua inclinação natural para o mal, o caráter torna-se viu. E as consequências geralmente não são boas, histórias jamais imaginadas são escritas e mas a frente vêem-se as consequências terríveis. O que foi plantado é colhido. A esperança é perdida, e parece não haver mas solução.

5.NOSSA CONDIÇÃO HOJE.

    É mais fácil fazer o que todo mundo faz. Ninguém quer ser excluido, ninguém quer ser rejeitado, queremos nos sentir bem, queremos que gostem de nós, queremos ser reconhecidos. O meio em que vivemos é o lugar mas influenciador. Talvez o lugar que passamos mas tempo, e por isso afeta mas diretamente nossas escolhas e nosso modo de viver. Todos temos carências, cada um é diferente um do outro, e cada um é influenciado de maneira diferente, somos frutos do meio em que vivemos. As más companhias corrompem os bons costumes(1 Co 15:33). Precisamos ter mas cuidado. Muitas e muitas vezes não vai valer tanto apena seguir a influência do meio em que estamos, porque elas podem levar a resultados nada bons. E ao invés de trazer o bem a sociedade, pode trazer grandes males a mesma.

CONCLUSÃO

Precisamos refletir em nossa vida. Será que, como aquelas multidões que seguiam a Cristo também estamos clamando senhor Senhor! e não fazemos o que ele nos manda(Lucas 6:46). Estamos nós sendo apenas professos seguidores? estamos nós entrando pela porta larga ou pela estreita? Estamos nos juntando à aqueles que estão sendo pedra de tropesso para outros? estamos nós julgando retamente?


Mas Deus nos chama a "Seguir a paz com todos e a santificação, sem a qual ninguém verá o Senhor.” Hebreus 12:14
A ser “Como filhos obedientes, não se conformando com às concupiscências que antes tinhamos em nossa ignorância; mas, como é santo aquele que nos chamou, devemos também ser santos em todo o nosso procedimento; pois está escrito: Sedes santos, porque eu sou santo.” 1° Pedro 1:14-16

 
    Jesus nosso maior exemplo foi rejeitado pela maioria, quando Ele veio a este mundo para nos salvar, veio para os seus, mas estes não o receberam(João 1:11).

     Então não precisamos temer de remamos contra a maré, se somos diferentes, se somos excluídos, mas devemos está alegre com a certeza que seguimos o caminho certo.

    Por isso, busque o melhor amigo : Jesus Cristo. Ele te ama e te aceita como você é. Você nunca precisa ter medo de se abrir com Ele, pois Ele nunca te levará para os caminhos errados. Convide-O para a sua vida hoje, e em seguida, procure outros cristãos que te ajudarão a fazer o que é certo.



Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUANTAS PESSOAS ENTRARAM NA TERRA PROMETIDA? FORAM APENAS JOSUÉ E CALEBE?

A SERPENTE DE BRONZE

ARREPENDIMENTO E CONFISSÃO