ARREPENDIMENTO E CONFISSÃO
ARREPENDIMENTO E CONFISSÃO
Arrependei-vos, pois, e convertei-vos, para que sejam apagados os vossos pecados (Atos 3. 19).
Hoje pouco se fala de arrependimento nas instituições religiosas, muito ouvimos falar de milagres, vemos pastores profetizando as mais diversas coisas sobre seus membros, prosperidade financeira, entre outros, são temas que dominam os assuntos religiosos .As pessoas desistiram de pregar o arrependimento e de anunciar as boas novas da salvação para uma verdadeira conversão em Cristo. Vivemos o tempo em que, o "que me faz sentir bem", é o mais importante.Os cultos se transformaram em "shows da fé",resultados são prometidos imediatamente na vida de uma pessoa, a Fé cristã é apresentada como um produto de comercialização, você "faz isso e recebe isso".As pessoas são iludidas, o que é essencial para guia-las à salvação e redenção de suas almas não chegam aos seus ouvidos.As emoções são confundidas com a conversão,as pessoas aceitam a Cristo sem conhecer a Cristo.
Existe várias definições
Definição de Arrependimento :
substantivo masculino :
1.pesar ou lamentação pelo mal cometido; compunção, contrição.Ação ou efeito de arrepender-se.
2.Negação,remorso ou mágoa de algo feito ou pensado anteriormente por se ter cometido um mal; Ação de mudar de opinião ou de comportamento em relação ao que já aconteceu.
2. desfazer anular um contrato
3 No Judaísmo e Cristianismo. Sentimento de contrição ou rejeição, demonstrado pelo pecador, em relação aos seus pecados, fazendo com que este pratique o bem para conseguir sua remissão.
Definição de Arrependimento segundo a Bíblia :
* Agora, porém, me alegro, não porque vocês foram entristecidos, mas porque a tristeza os levou ao arrependimento. Pois vocês se entristeceram como Deus desejava e de forma alguma foram prejudicados por nossa causa. A tristeza segundo Deus não produz remorso, mas sim um arrependimento que leva à salvação, e a tristeza segundo o mundo produz morte. - 2 Coríntios 7:9-10
* Produzi, pois, frutos dignos de arrependimento” (Mt 3:8)
* Se o meu povo, que se chama pelo meu nome, se humilhar e orar, buscar a minha face e se afastar dos seus maus caminhos, dos céus o ouvirei, perdoarei o seu pecado e curarei a sua terra. - 2 Crônicas 7:14
* Então reconheci diante de ti o meu pecado e não encobri as minhas culpas.
Eu disse: "Confessarei as minhas transgressões",
ao Senhor,
e tu perdoaste a culpa do meu pecado. - Salmos 32:5
* Tomai convosco palavras, e convertei-vos ao Senhor; dizei-lhe: Tira toda a iniquidade, e aceita o que é bom; e ofereceremos como novilhos os sacrifícios dos nossos lábios.- Oséias 14: 2.
* Como se justificará o homem perante Deus? Como o pecador se tornará justo ?
Que faremos, irmãos? Disse Pedro : Arrependei-vos, e cada um de vós seja batizado em nome de Jesus Cristo, para remissão de vossos pecados; ( Atos 2:37-38).
“Sendo, pois justificados pela fé, temos paz com Deus por nosso Senhor Jesus Cristo”.Romanos 5:1
Unicamente por meio de Cristo podemos ser levados à Harmonia com Deus. Pela fé somos justificados. Quando nos arrependemos de nossos pecados e aceitamos a Jesus Cristo,quando nossas petições se tornam conhecidas diante de Deus pela oração e súplica, a paz de Deus que excede todo o entendimento, guarda os nossos corações e os nossos pensamentos em Cristo Jesus.Procuramos então fazer tudo o que é verdadeiro, honesto, justo e bom e o Deus de paz é conosco.
Quando Deus perdoa, Ele suspende o castigo que deveria cair sobre nós e nos trata como se nunca tivéssemos cometido pecado.
Deus em seu infinito amor pela raça pecadora " amou o mundo de tal maneira que deu o seu Filho unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna.(Jo 3: 16).Deus com a sua destra o elevou a Príncipe e Salvador, para dar a Israel o arrependimento e a remissão dos pecados(At 5: 31).Na verdade até aos gentios deu Deus o arrependimento para a vida.( At 11: 18).Assim, já não somos mais escravos, mas filhos; e, por ser filho, Deus também nos tornou herdeiros(Gl 4:7).Mediante a fé em Cristo Jesus, pois os que em Cristo foram batizados, de Cristo foram revestiram(Gl 3:26-27).E se alguém pecar, temos um Advogado para com o Pai, Jesus Cristo, o justo(1 Jo: 2.1).
Condições para receber o perdão de Deus :
A condição para recebermos o perdão de Deus é simples e razoável : Se confessarmos os nossos pecados, ele é fiel e justo para nos perdoar os pecados, e nos purificar de toda a injustiça( I João 1:9).
Deus requer que confessemos nossos pecados e perante Ele humilhemos o coração; confiando nele como um terno Pai, que não abandona aqueles que nele põem a confiança.
É necessário que o pecador se arrependa para receber o perdão de Deus através da sua graça em Cristo, porém, o perdão só é concedido a nós pecadores por causa da morte e ressurreição de Cristo Jesus, o único sacrifício aceito por Deus (Ef 1:7 e Rm 3:24).
Quem é Deus semelhante a ti, que perdoas a iniqüidade, e que te esqueces da transgressão do resto da tua herança? O Senhor não retém a sua ira para sempre, porque ele se deleita na benignidade.Tornará a apiedar-se de nós; pisará aos pés as nossas iniqüidades. Tu lançarás todos os nossos pecados nas profundezas do mar. - Miquéias: 7:18.
O arrependimento, assim como o perdão, é dom de Deus por meio de Cristo. É pela influência do Espírito Santo que somos convencidos do pecado, e sentimos nossa necessidade de perdão. Ninguém, senão os contritos, é perdoado; mas é a graça de Deus que torna o coração penitente. Ele conhece todas as nossas fraquezas e enfermidades, e nos ajudará.
Não devemos pensar que nossa própria graça e mérito nos salvem; A graça de Cristo é nossa única esperança de salvação.
Os efeitos fatais do pecado só podem ser neutralizados em nossa natureza, com a virtude do sangue de Cristo.
1º Mensagens Escolhidas p. 352
* O que Jesus pode fazer perante o Pai para nos ajudar?
Hebreus: 9. 24. Pois Cristo não entrou num santuário feito por mãos, figura do verdadeiro, mas no próprio céu, para agora comparecer por nós perante a face de Deus;
Hebreus: 7. 25. Portanto, pode também salvar perfeitamente os que por ele se chegam a Deus, porquanto vive sempre para interceder por eles.
* a promessa do Senhor?
Isaías: 55. 7. Deixe o ímpio o seu caminho, e o homem maligno os seus pensamentos; volte-se ao Senhor, que se compadecerá dele; e para o nosso Deus, porque é generoso em perdoar.
Temos que crer na clara promessa. Não podemos aceitar os sentimentos no lugar da fé.
Quando confiamos plenamente em Deus, quando nos apoiamos nos méritos de Jesus como Salvador que perdoa os pecados, receberemos todo o auxilio que possamos desejar. Nele está esperança, nossa justificação, nossa justiça. Não devemos ficar desanimados temendo não termos um salvador, ou que Ele não tenha pensamento de misericórdia para conosco.
Após a ressurreição de Cristo, seus seguidores foram incumbidos de tornar conhecido ao mundo todas as coisas de que haviam sido testemunhas. "Deviam proclamar o evangelho de paz e salvação mediante o arrependimento e o poder do Salvador. AA 15.1". As profecias que apontavam para sua morte e ressurreição eram apresentadas agora não só aos judeus,mas também aos gentios .
A maravilhosa verdade de que somente por meio de Cristo pode ser obtida a remissão dos pecados devia ser esclarecida. " Em Jerusalém havia muitos que, secretamente, criam que Jesus de Nazaré era o Messias, e muitos que haviam sido enganados pelos sacerdotes e príncipes. A esses o evangelho deveria ser proclamado. - AA 17.3 "
Ao esperarem os discípulos pelo cumprimento da promessa, humilharam o coração em verdadeiro arrependimento e confessaram sua incredulidade. Ao trazerem à lembrança as palavras que Cristo lhes havia dito antes da morte, entenderam mais amplamente seu significado. Verdades que lhes tinham escapado à lembrança lhes voltavam à mente, e eles as repetiam uns aos outros. Reprovavam - se por não haverem compreendido o Salvador. Como numa seqüência, cena após cena de Sua maravilhosa vida passou perante eles. Meditando sobre Sua vida pura, santa, sentiram que nenhum trabalho seria árduo demais, nenhum sacrifício demasiado grande, contanto que pudessem testemunhar na própria vida, da amabilidade do caráter de Cristo. Oh! se pudessem viver de novo os passados três anos, pensavam, quão diferentemente agiriam! Se pudessem somente ver o Mestre outra vez, com que ardor procurariam mostrar quão profundamente O amavam, e quanto se haviam entristecido por terem - nO ferido com uma palavra ou um ato de incredulidade! Mas estavam confortados com o pensamento de que haviam sido perdoados. E determinaram que, tanto quanto possível, expiariam sua incredulidade confessando - O corajosamente perante o mundo. AA 19.3
NOSSO DEVER PARA COM A PESSOA ARREPENDIDA :
Tomem cuidado.Se o seu irmão pecar, repreenda-o e, se ele se arrepender, perdoe-lhe. Se pecar contra você sete vezes no dia, e sete vezes voltar a você e disser: Estou arrependido, perdoe-lhe.
Lucas 17:3-4
ARREPENDIMENTO É :
Humilhar:
Arrependimento não é oferecer sacrifícios com palavras vãs, não é confessar para algum homem ou santo padroeiro, arrependimento é se humilhar diante do Senhor e dizer a Ele sinceras palavras de arrependimento.
Tristeza:
O arrependimento abrange tristeza pelo pecado e abandono do mesmo. Não renunciaremos ao pecado a menos que vejamos a sua perversidade: enquanto não abandonarmos de coração, não haverá real mudança na vida.- Paz Interior p. 21
Arrependimento, é não encobrir as transgressões.Arrependimento é confessar os pecados.
Arrependimento é mostrar exteriormente uma mudança nos hábitos.Produzindo frutos.Provas de que se arrependeu.O arrependimento verdadeiro é uma obra de conversão, uma mudança na vida, e no caráter.
Arrependimento não é continuar vivendo a mesma vida, muitas vezes as pessoas confundem arrependimento com remorso, ela percebe que o que ela fez não foi muito bom, então faz as coisas certinhas por um tempo mas logo volta a fazer tudo de novo.Isso mostra que ela não se arrependeu.Arrependimento é andar na contramão da maré,é entrar pela porta estreita, é andar no caminho apertado que conduz para a vida (Mt 7:14).
* Conclusão
O Senhor não demora em cumprir a sua promessa, como julgam alguns. Ao contrário, ele é paciente conosco,ele não quer que nenhum de nós pereça, mas que todos cheguemos ao arrependimento(2 Pe 3:9). Clamemos a Deus," tem misericórdia de mim,pecador!" (Lc18:13),reconheça sua culpa, e você será justificado, pelo sangue que Jesus apresenta em favor de toda alma arrependida.
Humilhai-vos, Humilhai-vos perante o Senhor, e ele vos exaltará(Tg 4: 10).E quando um pecador se arrepende os anjos de Deus muito se alegram no céu (Lucas 15:10).
Cada um que se chega a Deus , confiando nos méritos de um salvador crucificado, é aceito por ele. O amor brota no coração. Pode não haver êxtase de sentimentos, mas haverá uma duradoura e pacifica confiança. Todo peso se tornará leve; porque o Seu jugo é suave e o Seu fardo é leve e fácil de carregar. O dever se torna um deleite, e um prazer o sacrifício. A vereda que antes parecia envolta em trevas, torna-se iluminada pelos raios do Sol da justiça. Isso é andar na luz, como Cristo na luz está.
Qual deve ser nosso pedido?
Então se pecamos, oremos a Deus : Tem misericórdia de mim, ó Deus,
por teu amor;
por tua grande compaixão
apaga as minhas transgressões. Lava-me de toda a minha culpa
e purifica-me do meu pecado. - Salmos 51:1-4
Nos tempos antigos, quando alguém pecava, devia sacrificar um animal para que recebesse o perdão e assim foi as sucessivas gerações até Cristo.
Afirmações de pessoas famosas sobre definição de arrependimento :
Uma mente nobre tem vergonha de não se arrepender.- Alexander Pope
Para fazer esquecer as nossas faltas aos olhos do mundo são precisas torrentes de sangue; mas, junto de Deus, basta uma lágrima. - François Chateaubriand
Se um homem está verdadeiramente arrependido, se conhece verdadeira e profundamente as suas culpas, nunca ninguém dirá dele tanto mal, que ele se não julgue por muito pior. - Antônio Vieira
O nosso arrependimento não é tanto um remorso do mal que cometemos, mas um temor daquilo que nos pode acontecer. - François La Rochefoucauld
O remorso é uma impotência, ele voltará a cometer o mesmo pecado. Apenas o arrependimento é uma força que põe termo a tudo. - Honoré de Balzac
Breve é a loucura, longo o arrependimento. - Friedrich Schiller
Deus fez do arrependimento a virtude dos mortais. - Voltaire
O arrependimento é ineficaz quando as reincidências são consecutivas. - Marquês de Maricá
Comentários
Postar um comentário