ATENÇÃO INESPERADA
AMIGO DOS PECADORES
Era justo, porém, regozijarmo-nos e alegrarmo-nos, porque este teu irmão estava morto, e reviveu; tinha-se perdido, e foi achado. - Lucas 15: 32.
Lucas 15: 1. Ora, chegavam-se a ele todos os publicanos e pecadores para o ouvir. 2. E os fariseus e os escribas murmuravam, dizendo: Este recebe pecadores, e come com eles. 3. Então ele lhes propôs esta parábola: 4. Qual de vós é o homem que, possuindo cem ovelhas, e perdendo uma delas, não deixa as noventa e nove no deserto, e não vai após a perdida até que a encontre? 5. E achando-a, põe-na sobre os ombros, cheio de júbilo; 6. e chegando a casa, reúne os amigos e vizinhos e lhes diz: Alegrai-vos comigo, porque achei a minha ovelha que se havia perdido. 7. Digo-vos que assim haverá maior alegria no céu por um pecador que se arrepende, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento.
Enquanto os fariseus os condenavam, Jesus os considerava filhos de Deus, tinham se afastado por um motivo ou outro,viviam como ovelhas perdidas e precisavam se um pastor;precisavam de alguém que entendesse seus anseios, suas dificuldades; e que os queria conduzir ao caminho. E agora,em seus corações,ardia uma esperança,ao ver que, mesmo tendo se afastado de Deus,ele os queria fazer voltar,à casa paterna,e podiam agora serem salvos da ira.
Este homem recebe pecadores"(Lucas 15:2).Desta forma, insinuavam os fariseus,que Jesus se familiarizava com os pecados e impiedade deles.Ficavam desapontados que, aquele que disse: Quem me convence de pecado?(João 8:46), preferia se relacionar com pecadores e publicanos,do que a eles.Se era mesmo profeta,porque não se juntava a eles e participava dos seus costumes e pensamentos, já que eram os depositários da lei?ficavam irritados,ante,a simpatia de de Jesus com os excluídos da sociedade.O fato de aqueles excluídos das sinagogas,se reunissem ao redor de Jesus,com a maior atenção,os incomodava.
Os judeus ensinavam que o pecador devia se arrepender,antes de lhe ser oferecido o amor de Deus.No entender deles,o arrependimento era a obra pela qual as pessoas ganhavam o céu. Foi esse pensamento que induziu os fariseus a exclamar:"este homem recebe pecadores"(Lucas 15:2)!Conforme a suposição deles, Jesus não devia permitir-se que pessoa nenhuma se chegasse a ele sem ter se arrependido.Mas na parábola da ovelha perdida Cristo ensina que a salvação não é alcançada porque procuramos a Deus, mas por que ele nos procura.Historias do grande mestre - pag.34 parágrafo 3 .
Os fariseus achavam-se seguros em sua justiça própria,e não sentiam a nessecidade de um salvador.O que eles esperavam, era, alguém que os tirasse do domínio romano,e queriam ter sua glória e independência novamente;não entendiam que Jesus veio para salva-los do pecado.Enquanto Jesus procurava as almas perdidas, os fariseus não se importavam com eles,julgavam-lhes as ações e os condenavam e eram assim excluídos da sociedade,das sinagogas, e vagueiavam até perecer.Não entendiam que Deus nos revela seu amor para que nos arrependamos.Mas Jesus recebia a todo que vinha a ele(João 6:37).
Ali foi revelado que não eram verdadeiros pastores,se fossem teriam feito a obra de um, e teriam se unido a Cristo na missão de salvar almas. O mestre reprovou-os dizendo : Vós sois os que vos justificais a vós mesmos diante dos homens, mas Deus conhece os vossos corações; porque o que entre os homens é elevado, perante Deus é abominação.Lucas 16:15.
O bom pastor procura a ovelha perdida.Ele a procura e faz tudo o possível pra trazê-la de volta.Assim fez Jesus, procurou não salvar uns poucos,mas todo o mundo;deixou toda sua glória e veio em busca desse mundo que se desgarrou e foi arruinado pelo pecado. Deixou tudo e veio a terra ser transpassado por causa de nossas transgressões e esmagado por nossas iniqüidades (Isaías 53:5).E a todos que o recebeu, deu-lhes o poder de se tornarem filhos de Deus E os enviou ao mundo(João 1: 12, 17:18).
Todo os que crêem e recebem a Jesus tornam-se filhos de Deus. E assim como Deus enviou seu filho,agora somos nós também enviados ao mundo. Em busca do que se perdeu.Jesus nos recebeu como filho,mesmo não tendo nos comportado como um,veio em busca de nós que andávamos desgarrados,sem rumo,sem direção.Fez a esperança renascer no coração de todos os rejeitados, e agora andamos em novidade de vida.
Reflexão:
Temos nós ido em busca de outros que estão por ai a vagar sem direção? Quantos afastados procuramos trazer de volta ao redil?tem Você estendido as mãos para salvar,ajudar alguém?ou tem Você julgado alguém muito fraco,sem estabilidade e que não consegue retornar?tem você no seu modo de agir,levado esperança as pessoas ou as tem condenado com seu jeito de proceder? Está você agindo como os fariseus no tempo de Jesus? temos o espírito de Cristo ou temos negligênciado sua obra?
Você ai que se sente desgarrado que está cansado de andar perdido, tropessando,e angustiado pelo juízo dos outros.Quer você tornar-se um filho de Deus? Abra seu coração a Jesus e tenha a certeza que de maneira nenhuma ele irar rejeita-lo;mas se alegrará muito mais por você, do que por noventa e nove justos que não necessitam de arrependimento; crendo nele, irá recebê-lo como filho seu;ele espera você,vá até ele,e achara o descanso e a paz que você procura;a paz que você precisa.
E você,que por algum motivo, curiosidade ou influência,saiu do caminho,em busca de novas coisas; você que se perdeu do caminho;Você que saiu do redil do pastor você que tem se afastado de Jesus,volte a ele.Ele o espera de braços abertos;como o pai esperava o filho pródigo que estava perdido,mas voltou.Ele o espera! Ele quer vê-lo voltar e recebê-lo como seu filho.
Comentários
Postar um comentário