UM GUIA NO DESERTO

  
     UM ALÍVIO PARA O CANSADO

Salmos 107: 35. Converte o deserto em lagos, e a terra seca em nascentes.

O deserto é um lugar árido coberto por um manto de areia(dunas)com pedras espostas pelo vento e poucas árvores. Um lugar pouco frequentado, pouco habitado. com poucos recursos para sobrevivência, é potencialmente mortal. Durante o dia muito quente, à noite muito frio.

     Nos desertos quentes, altas temperaturas causam perda rápida de água devido ao suor, e à ausência de fontes de água para recuperar o líquido perdido, podendo resultar em desidratação e morte dentro de poucos dias. Além disso, os humanos desprotegidos também ficam sujeitos ao risco da insolação(um mal estar decorrente da exposição prolongada ao sol intenso ou ao calor). Os sintomas mais frequentes são desidratação, queimaduras de pele, cefaleia, tontura e febre. Nos casos mais graves pode ocorrer perda de consciência.

As tempestades de areia no deserto podem durar horas, às vezes até dias o que é nocivo para o sistema respiratório e os olhos. Isso torna a sobrevivência no deserto bastante difícil.
  

Mas o deserto muitas vezes pode ilustrar nossas vidas e experiência.
Podemos passar por momentos em que parecerá muito difícil resistir. Momentos em que não sabemos mas o que fazer, momentos que fizemos tudo que podiamos, gastamos nossas forças, mas parece que foi tudo inútil, e no final, tudo leva a parecer que todo esforço, deu em nada.

  Na bíblia encontramos diversas experiências de personagens, que, também tiveram momentos difíceis onde a falta de fé e descrença nas promessas de Deus levou a resultados nada bons.

    Talvez a experiência mas notável seja a de Moisés com o povo de Israel em sua peregrinação para a terra de Canaã. Onde tiveram também de enfrentar dificuldades e momentos difíceis onde a fé e a confiança nas promessas de Deus foram abaladas.

    Parecia impossível toda aquela gente conseguir sobreviver no deserto. Cerca de 600 mil homens mas mulheres e crianças, ovelhas e uma grande quantidade de gado e uma mistura de gente(Gênesis 12:37-38). Mas para Deus nada é impossível sua poderosa mão estava ali para auxiliar.

      Houve momentos que os suprimentos estavam se esgotando e os temores do povo tornaram se em pranto. O desespero começava a tomar conta de sua imaginação. Esqueciam de todos os sinais que o senhor tinha operado, e agora preocupavam-se muito com o amanhã. Falavam contra os dirigentes designados por Deus e lamentavam por terem saido do Egito.
     Mas Deus em sua infinita misericórdia não os abandonava e supriu todas as suas necessidades dando-lhes o pão dos anjos(Salmos 78:24 e 25). Até um anjo fora designado para os guardar no caminho.

A vida pode ser comparada com um deserto onde passamos por dificuldades e privações. Procuramos alívio, procuramos saciar a sede mas não encontramos o oásis. E é então ai que precisamos de um milagre,de um alguem que nos ajude.

     Talvez o deserto que passamos seja apenas algo fictício. Algo que colocamos em nossa imaginação. Muitas vezes temos tudo o que precisamos: alimento, roupa, calçado, uma casa. Mas estamos sempre querendo mas, sempre esta faltando algo. Temos deixado de agradecer pelas bênçãos que nos tem sido derramadas,e só olhamos para as montanhas e pedras que parecem, está em nosso caminho. E assim somos tentados a questionar Deus.

   Embora os problemas e dificuldades sejam reais não podemos desanimar. O deserto é um lugar para nos fazer reconhecer e sentir nossas fraquezas. Um lugar onde aprendemos o quanto somos fracos. Um lugar onde reconhecemos o quanto somos dependentes de algo maior do que nós, algo maior que nossos problemas. Mas não é so isso.O deserto é um lugar que nos ensina, onde adquirimos experiência.Também é um lugar onde somos melhor capacitados, um lugar para nos deixar fortes e resistentes.

   Vejamos alguns exemplos  :
 
    Moisés ;
Moisés não estava preparado para a sua grande obra. Tinha ainda a aprender a mesma lição de fé que havia sido ensinada a Abraão e Jacó — não confiar na força e sabedoria humana, mas no poder de Deus, para o cumprimento de Suas promessas. E havia outras lições que, em meio da solidão das montanhas, devia Moisés receber. Na escola da abnegação e dificuldades,
ele devia aprender a paciência, a moderar as suas paixões. Antes que pudesse governar sabiamente, devia ser ensinado a obedecer. PP 213

Enoque :

Gênesis 5:22. Andou Enoque com Deus, depois que gerou a Matusalém, trezentos anos;

Enoque angustiado pela crescente iniqüidade dos ímpios, e temendo que a deslealdade deles pudesse diminuir sua reverência para com Deus,
Enoque evitava a associação constante com os mesmos, e passava muito tempo na solidão, entregando-se à meditação e oração. Assim
permanecia ele perante o Senhor, buscando um conhecimento mais claro de Sua vontade, para que a pudesse fazer.PP 59
  
Paulo :

Gálatas 1: 17. nem subi a Jerusalém para estar com os que já antes de mim eram apóstolos, mas parti para a Arábia, e voltei outra vez a Damasco.

Ali no deserto, Paulo se dedicou ao estudo e meditação. Buscou a Deus de todo coração, até ter a certeza de que seus pecados e sua experiência passada estava perdoada. Sua mente foi modelada e em sua nova experiência, alcançou sabedoria e graça.

Talvez não precisamos ir a um deserto, um lugar árido hóstil, com montanhas de areia. Mas precisamos de um momento com Deus. Um momento para estarmos longe das preocupações e trabalhos seculares. Talvez retirar-se um pouco em meio a natureza contemplando as obras da Criação, para que nossos pensamentos sejam elevados a Deus. E a medida que compreendermos melhor a vontade e misericórdia de Deus para conosco, mas e mas seremos moldados a sua imagem, e cresceremos em graça e sabedoria.

  Talvez você esta se sentindo sozinho, na solidão, sem alguém para lhe ajudar e tudo parece perdido, seus esforços não foram o suficiente. Mas assim como o povo de Israel tinha uma anjo para lhes guardar. Você também tem alguém que conhece suas dificuldades e suas fraquezas, e ele esta ai perto de você. Clame a ele e ele vai ajudar você. Ele vai tornar o seu deserto em fontes de águas, águas que jorraram para a vida eterna. Você não precisa temer. Voce só precisa confiar.

  

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUANTAS PESSOAS ENTRARAM NA TERRA PROMETIDA? FORAM APENAS JOSUÉ E CALEBE?

A SERPENTE DE BRONZE

ARREPENDIMENTO E CONFISSÃO