A SERPENTE DE BRONZE



       


A SERPENTE DE BRONZE

O salvador do mundo simbolizado por uma serpente.

Números: 21. 8. Então disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente de bronze, e põe-na sobre uma haste; e será que todo mordido que olhar para ela viverá.


Números: 21 :
4. Então partiram do monte Hor, pelo caminho que vai ao Mar Vermelho, para rodearem a terra de Edom; e a alma do povo impacientou-se por causa do caminho. 5. E o povo falou contra Deus e contra Moisés: Por que nos fizestes subir do Egito, para morrermos no deserto? pois aqui não há pão e não há água: e a nossa alma tem fastio deste miserável pão. 6. Então o Senhor mandou entre o povo serpentes abrasadoras, que o mordiam; e morreu muita gente em Israel. 7. Pelo que o povo veio a Moisés, e disse: Pecamos, porquanto temos falado contra o Senhor e contra ti; ora ao Senhor para que tire de nós estas serpentes. Moisés, pois, orou pelo povo. 8. Então disse o Senhor a Moisés: Faze uma serpente de bronze, e põe-na sobre uma haste; e será que todo mordido que olhar para ela viverá. 9.Fez, pois, Moisés uma serpente de bronze, e pô-la sobre uma haste; e sucedia que, tendo uma serpente mordido a alguém, quando esse olhava para a serpente de bronze, vivia.

    Aqui vemos mais uma parte das experiências que o povo de Israel passou na sua jornada em direção a Canaã logo depois de um combate com o rei de Arade um dos reis cananeus. Um momento que dificuldade que os levaram novamente a murmurar, esquecendo-se completamente das bençãos a eles outorgadas do Céu. Colheram os frutos da ingratidão e tiveram de aprender liçoes que seriam lembradas a futuras gerações.

1. A CAUSA DO SOFRIMENTO

    Continuando sua jornada,em direção a terra prometida sendo o caminho difícil voltaram ao ato de murmurar,tornaram-se impaciente e disseram: Por que nos fizestes subir do Egito, para morrermos no deserto? pois aqui não há pão e não há água: e a nossa alma tem fastio deste miserável pão.(números 21:5).
     Em sua jornada a Canaã, muitos anos se passara, anos que poderiam terem desfrutado da terra prometida, mas por sua ingratidão e desobediência aos mandos divinos foram privados dela. Embora castigados por isso a passarem quarenta anos no deserto,Deus nunca os abandonou. Ali estava o SENHOR que ia adiante deles, de dia numa coluna de nuvem para os guiar pelo caminho, e de noite numa coluna de fogo para os iluminar, para que caminhassem de dia e de noite(Êxodo: 13. 21.).Fez chover sobre eles maná para comerem(Salmos 78. 24)".Água havia brotado da rocha, pão foi lhes provido do Céu e lhes havia conduzido pelo grande e terrível deserto de serpentes abrasadoras, de escorpiões e de secura (Deuteronômio 8:15). E entre e entre as suas tribos não houve um só enfermo (Salmos 105 :37). Neemias relatando a experiência a jornada dos israelitas ainda declara que " nada lhes faltou; as suas vestes não envelheceram, e os seus pés não se incharam ( neemias 9: 21). Nesse momento de dificuldade, esqueceram se completamente de como o poder divino, os havia protegido incontáveis vezes em suas jornadas. Mesmo com todos os sinais do amor divino, mas uma vez colocaram seus infortúnios e ingratidão sobre Deus e Moisés.

  2. REMOÇÃO DA PROTEÇÃO DIVINA

    A proteção divina foi então removida, e as serpentes abrasadoras "mordiam o povo; e morreram muitos de Israel".Muitos tiveram de sofrer a amarga dor da morte, causada pelo veneno.Os mas culpados e murmuradores sofreram a amarga experiência por sua ingratidão.

   Ellen White descreve esse momento: Houve então terror e confusão por todo o acampamento. Em quase cada tenda havia moribundos ou mortos. Ninguém estava livre. Muitas vezes o silêncio da noite era interrompido por gritos penetrantes que significavam novas vítimas. Todos estavam ocupados em tratar dos sofredores, ou esforçando-se com um cuidado torturante por proteger os que ainda não tinham sido picados. Nenhuma murmuração escapava agora de seus lábios. Comparados com seu sofrimento presente, as dificuldade e provações anteriores pareciam indignas de qualquer consideração. - Patriarcas e profetas pag.429

   3. A PROCURA DO INTERCESSOR

     "Havemos pecado " disseram eles; sabiam que eram pecadores, e que por isso Deus retirará sua proteção. Se viram no aperto e tiveram de se humilhar, e reconhecer que eram falsos, acusadores, e ingratos. Procuraram agora aquele a quem haviam acusado ; sabiam que era o único que podia por eles interceder. Moisés poderia não lhes dar ouvidos, e deixar eles sofrerem por sua ingratidão. Ao invés disso orou por eles.

4. A CURA

  Moisés foi instruído a fazer uma serpente  igual as que mordiam o povo.Chamada serpente abrasadora, pois seu veneno causava inflamação e morte rápida. Foi prometido agora que, qualquer pessoa que a mirrasse, seria curada.

5. ERGUIMENTO DA SERPENTE

     Moisés sem questionar a ordem divina, fez uma serpente, não de madeira ou outro material, mas de bronze. Era exibida como morta, imobilizada em uma haste(pedaço de madeira ou metal retilíneo). Sendo recém forjada, era brilhante, e quando a luz do sol batia nela, resplandecia.

   Apenas uma serpente fora feita.E em todo acampamento, havia somente um remédio, que era a serpente de bronze.Não havia nenhum outro remédio que os poderia salvar do efeitos fatais do veneno.

  6. CONDIÇÃO PARA SER CURADO

    "E sucedia que, tendo uma serpente mordido a alguém, quando esse olhava para a serpente de bronze, vivia".Ouviu-se a notícia em todo acampamento que todo que olhasse a serpente seria curado. " Muitos já haviam morrido e, quando Moisés ergueu a serpente sobre a haste, alguns não queriam crer que meramente o olhar para a figura de metal os curaria; estes pereceram em sua incredulidade.
      Muitos dos israelitas não reconheceram auxílio no remédio que o Céu havia indicado. Os mortos e moribundos estavam em redor deles, e sabiam que, sem ajuda divina, sua própria sorte era certa; mas continuavam a lamentar seus ferimentos, suas dores, sua morte certa, até que lhes desaparecia a força, e os olhos ficavam embaciados, quando poderiam ter tido cura instantânea.

Muitos havia, contudo, que tinham fé no meio que Deus provera. Se estes, embora abatidos e moribundos, tão-somente pudessem olhar uma vez, eram perfeitamente restabelecidos(PP 430-432).Olhando a serpente, mostravam agora fé no meio que Deus provera.

    " O povo bem sabia que na serpente de metal não havia poder para causar tal mudança nos que a contemplavam. A virtude curadora provinha de Deus tão-somente. Em Sua sabedoria, escolheu Ele este meio de demonstrar Seu poder. Por essa maneira simples o povo foi levado a reconhecer que aquele mal lhes fora acarretado por seus pecados. - Patriarcas e profetas pag.430

   Não havia nenhuma condição para ser curado.A promessa de Deus acontecia em todo caso, sem exceção de ninguém.A pessoa só precisava olhar.Não existia condição social, status moral.Qualquer pessoa podia olhar a serpente, e ser salvo.O cuidado de Deus mas uma vez esteve  ao lado do povo ingrato.
   
    Mas o fato, de olhar, para o próprio meio que havia causado sua desgraça, parecia brincadeira.Como poderia uma serpente de bronze pendurada numa haste efetuar cura?o que traz morte poderia dar vida ?É suficiente para nós saber o que quando Deus ordena uma benção, ela obterá o resultado prometido. Não precisamos saber como funcionará, a graça de Deus prometida e que nos alcança mesmo nada merecendo, é o suficiente.

    Jesus se referindo a essa ocasião disse: "E do modo por que Moisés levantou a serpente no deserto, assim importa que o Filho do Homem seja levantado, para que todo o que nele crê tenha a vida eterna(  Jo 3:14, 15.)". Cristo agora afirma que ele próprio foi simbolizado pela serpente levantada no deserto.Afirma que todo o que nele crer, terá a vida eterna.

    Achavam eles( os israelitas) que através das ofertas sacrificais seu pecado era de todo perdoado.Não olhavam para além do sacrifício, não olhavam para o redentor, de quem o sacrifício expiatório era símbolo.Tentou-se-lhes ensinar, através dos sacrifícios, que um redentor viria morrer por eles, e pagar o preço do pecado; que só pela fé nele podiam ser perdoados.E através da serpente, que o salvador seria levantado da terra, e morreria suspenso num madeiro.


LIÇÕES

1. PRECISAVAM TER FÉ

      Só pela fé  no meio provido podiam ser salvos.Jesus  salva pela fé nele.O levantamento da serpente de bronze deveria ensinar a Israel uma importante lição. Não poderiam salvar a si mesmos dos efeitos fatais do veneno em seus ferimentos. Apenas Deus os poderia curar. Contudo exigia-se-lhes mostrar fé no meio que Ele provera. PP 314

2. MORTE ABOLIDA

A exibição daquela serpente morta devia mostrar ao povo de Israel, não somente que precisavam de um Salvador, mas também que e a morte consequência do pecado, da desobediência, é ali abolida, pois a todos que olhavam e  contemplavam aquela cena eram salvos da morte, pois ―aboliu a morte, e trouxe à luz a vida( 1Timóteo 1: 10).

3. O AMOR DE JESUS PARA COM TODOS

      Nessa cena podemos contemplar o infinito amor do filho de Deus.Deixou toda sua glória e honra, e em infinita humilhação aceitou ser maldição por nós, sendo até mesmo simbolizado por uma serpente, uma serpente venenosa, lembrança do que causou a maior desgraça da humanidade - o pecado.
   
   
Cristo não é nenhum pecador e nele não há nenhum pecado.Foi enviado por Deus ― em semelhança da carne do pecado‖ (Rm 8:3). Ele veio debaixo da Lei, e o pecado sendo o imputado, sofreu por nos debaixo da ira e maldição de Deus, porque está escrito:

Maldito todo aquele que for pendurado no madeiro (Gl 3:13).


4. NÃO HAVIA LIMITE DE TEMPO

Não importava quanto tempo a pessoa tinha sido mordida.Se ainda havia vida na pessoa ,ela era curada.Se a pessoa fosse mordida a pouco  instantes  e só visse algumas gotas brotando, e só tivesse sentindo uma pequena dor, ela olhava a serpente e vivia! E se, tivesse esperado meia hora, a voz começando a falhar, a pulsação caindo, se olhasse para a serpente, vivia.

       Assim acontece conosco, acontece de passarmos  muito tempo doente, envenenado pelo pecado. Presos nas garras do pecado, de tal forma que não conseguimos sair ,mas mesmos assim Jesus nos ama, foi por nós que ele fez o pecado perder o seu poder, cravando-o na cruz, e nos dando nova esperança.

5. O SALVADO NO CENTRO

     O fato de a serpente ser colocada no meio do arraial ,indicava que o meio de salvação, devia está no centro.A serpente de bronze poderia ser levada à tenda da pessoa que estava enferma, mas não era assim. A pessoa que tinha que ir à serpente. Da mesma forma se você quer ser curado tem que ir a Jesus.

  Aquelas pessoas foram desobedientes por isso Deus retirou sua proteção e sofreram por sua ingratidão, à aquele que tantas maravilhas operara no meio deles.

  Muitas vezes passamos por dificuldades, não por que Deus nos tenha abandonado, mas por que nos afastamos dele e ficamos desprotegidos. Mas mesmo estando a beira do abismo, à beira da morte, podemos ser salvos, podemos ver a luz que brilha lá do alto, podemos contempla-la e ser iluminados.Então se quisermos ser salvos, temos que colocar o meio de cura, de salvação, no centro de nossa vida.


 6. SALVADOR IMORTAL

O bronze sendo um metal, era de natureza durável, ou seja o tempo não seria capaz de destruí-lo.Assim é nosso Salvador, eterno.

7. O BRILHO DO SALVADOR.

A serpente de bronze recém forjada, não era um metal embasado, mas era brilhante e lustrosa, quando o sol batia nela resplandecia.Assim devemos espor a Jesus Cristo! aos olhos humanos, em seu brilho verdadeiro, como  único remédio que pode salvá-los da morte, causada pela desobediência e pecado.Tudo deve ser feito de maneira que Jesus apareça e nada deve  escondê-lo.

8. UNICO SALVADOR

Havia uma serpente de bronze, não duas.Outra não devia ser feita, e se a tivessem feito, não teria nenhuma utilidade.Assim também hoje, há um só Deus, e um só Mediador entre Deus e os homens, Cristo Jesus, homem. -Timóteo 2.5.Só aquele que se fez maldição por nós, aquele que foi exibido numa cruz, só por meio dele é que podemos ser salvos.Não existe outro intercessor perante o pai, que nos faz ser aceitos por Deus.Apenas Cristo, e nenhum outro pode fazê-lo.

9. AMOR AO PRÓXIMO.

Quando uma pessoa era picada por uma serpente,nem sempre estava em condições de chegar rápido a serpente de bronze para ser curada.A pessoa que tinha alguma enfermidade,dificuldade física ou era muito velho,de forma que tinha dificuldade para chegar à serpente de bronze ,era levada por outras pessoas para que conseguisse chegar a tempo.Assim também hoje devemos levar outras pessoas para encontrarem o salvador e serem curados.

10. NÃO SER IMPACIENTE

     Não devemos ser impacientes como o povo de Israel foi. "a alma do povo impacientou-se por causa do caminho. E o povo falou contra Deus e contra Moisés".Não temos que ser apressados, precisamos ter paciência a confiar nas promessas de Deus.Mesmo que nossa vida esteja um deserto, cheia de dificuldades. Devemos ter em mente que essa é a escola de Deus, moldando nossa vida, e tirando os defeitos de caráter. Nos preparando para entrar na Canaã celestial.

11. RECONHECER NOSSOS ERROS

     Precisamos reconhecer nossos erros, e confessar que temos pecados assim como fizeram os israelitas.

REFLEXAO : Quantas vezes a serpente do pecado tem mordido você, quantas vezes satanás  tem te tentado, tem feito você blasfemar, ser mal agradecido a Deus e você tem ido contra a sua vontade.Não deixe que o orgulho, a falta de estudo, de atenção à ordem de Deus, faça você definhar aos aos poucos, envenenado pela desobediência e pecado.Talvez você tenha sido curado, mas o que tem feito depois disso?tem ajudado a alguém a se chegar ao salvador? ou tem ficado aí parado, vendo as pessoas serem envenenadas pelo pecado, e não tem feito nada para lhes prover a cura? ou você está levando a cura, às pessoas pela metade? Tem você deixado a luz brilhar em você, para que outras pessoas vejam e sejam iluminadas? ou sua luz está tão embasada a ponto que as pessoas ficam confundidas e não sabem definir direito o que estão vendo? Talvez você não tenha um alvo; talvez esteja olhando para várias coisas ;talvez alguém olhe para você, e não saiba o que você realmente é. Que tipo de Cristão você é? Você acha que está tudo bem, ou acha que algo tem que melhorar ?.

   Muitos não querem aceitar a Cristo antes que lhes fique claro todo o mistério do plano da salvação. Recusam o olhar da fé, embora vejam que milhares têm olhado para a cruz de Cristo e sentido a eficácia desse olhar. Muitos vagueiam nos labirintos da filosofia, em busca de razões e provas que nunca encontrarão, ao mesmo tempo que rejeitam as provas que Deus foi servido dar-lhes. Recusam-se a andar na luz do Sol da Justiça, antes que lhes seja explicada a razão de seu resplendor. Todos quantos persistirem nesta atitude deixarão de chegar ao conhecimento da verdade. Deus nunca removerá todo o motivo para a dúvida. Ele dá prova suficiente sobre que basear a fé e, se isto não é aceito, a mente é deixada em trevas. Se aqueles que foram picados pelas serpentes se tivessem detido para duvidar e discutir antes de se resolverem a olhar, teriam perecido. Temos o dever, primeiramente, de olhar; e o olhar de fé nos dará vida.- patriarcas e profetas cap. 38.pag.432

    Muitos morreram, não acreditando que podiam ser salvos olhando para a serpente. Mas muitos foram salvos ao crer no meio provido. Assim também vai ser nos últimos tempos.Muitos pereceram, por não crerem que podem ser redimidos.Pensam que não tem mas solução para suas vidas .E somos chamados para quebrar essa barreira que satanás a antiga serpente tem colocado na mente das pessoas. Precisamos leva-las ao salvador. Elas precisam entender que a solução, que nem tudo acabou. Precisam achar descanso para suas almas. Devemos imitar a Moisés. Devemos tornar a cura visível a todos.Precisamos desembaçar a visão das pessoas.Precisamos deixar claro para as pessoas a missão do salvador.Satanás tem embasado a visão delas. Tem tentado engana-las com vãs filosofias e palavras de homens. As pessoas tem ficado confundidas com tantas teorias e com o testemunho de pessoas não convertidas ; Pessoas que não tem sido curadas; pessoas que não tem uma experiência pessoal com Jesus; pessoas que acham que suas obras vão torna-lo aceito perante Deus e se esforçam por fazer tudo certinho mas não entenderam que nada que possamos fazer, irar nos salvar, mas somente a graça de Deus - oportunidade de salvação pela crença em Jesus, é que pode salvar, e constantemente tem regredido ao invés de avançar. Assim as pessoas tem ficado confundidas, e não entendem o que Jesus pode fazer por elas.Jesus nos disse para termos cuidado para que a luz que existe em nós não seja trevas ( Lucas 11:31). Será que  estamos sendo trevas ou luz?estamos iluminando ou embasando a visão das pessoas?.Precisamos ter cuidado.Então se você quer levar as pessoas a Jesus, primeiro você tem que se entregar a Jesus; primeiro você precisa entender que só Jesus pode salvar. Você precisa colocar a Jesus no centro da sua vida. Só assim você vai conseguir ser uma luz nesse mundo de trevas, e tornar a luz que provém da Cruz, visível para as pessoas.

APELO :

   E Se você está ferido, se você está cansado, se você não suporta mas a dor, o sofrimento, olhe para Jesus e você vai ser salvo. Mas para isso você precisa acreditar que ele pode te salvar.Nunca pense que  você tem ido longe de mas para não poder voltar, não pense que ele não vai te ouvir por que você não se acha merecedor. Ele não veio para os sãos, mas para curar os doentes, ele não veio para chamar justos, mas os pecadores ao arrependimento. Você só  precisa aceita-lo como seu único e suficiente Salvador e ele vai mudar a sua vida, sua situação.Ele diz:
“O que vem a Mim, de maneira nenhuma o lançarei fora”.-João 6:37.

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

QUANTAS PESSOAS ENTRARAM NA TERRA PROMETIDA? FORAM APENAS JOSUÉ E CALEBE?

Cristo Jesus é Criador e redentor